domingo, 10 de maio de 2009

Primeira parada: Museu do Apartheid

Cheguei no aeroporto de Johanesburgo que, diga-se de passagem, esta bem maior e mais organizado do que quando estive aqui pela ultima vez, em dezembro de 2004. Tentei organizar um tourzinho por Soweto e para o Museu do Apartheid com um guia autorizado do aeroporto. Se fosse em outras epocas, ate pensaria em ir de lotacao. Mas sou TURISTA e nao vou fazer nada que exija muito esforco e atencao.

Tinha confirmado o tour com o cara (so eu, parecia a Tieta voltando pra terra dela. Pensei naquela cena da Beth Faria saindo do carro, lembra?). Iria fazer um tour de seis horas para voltar para o aeroporto e pegar uma shuttle para Nelpruit, onde estou agora, cidade de partida para o Kruger Park. E claro que eu nao tinha reservado a shuttle. Tentei ligar para ver se tinha vaga e ninguem atendeu. Fui ao terminal de onibus do aeroporto e descobri que a tal empresa da shuttle nao tinha escritorio no aeroporto. Entao pensei em encurtar meu tour e faze-lo em apenas tres horas para voltar ao aeroporto mais cedo. Nao e que o cara do tour nao quis dividir o preco inicial acordado pelas seis horas pela metade? Entao desisti. Sou TURISTA mas nao trouxa.

Dei uma de Tieta do Agreste. Peguei um taxi no aeroporto e fui para o Museu do Apartheid. Eu recomendo a visita. Ta certo que muita coisa que vi la eu ja tinha visto na Robben Island, em Cape Town, em 2004, ilha onde Madela ficou preso. Tambem ja sabia muito da historia pelo que li e pesquisei. Mas eu acho que o Apartheid foi e e tao cruel que e sempre bom levar um soco no estomago. Levei varios no museu. Acho que nos brasileiros temos que conhecer mesmo mais a fundo a historia de segregacao racial da Africa do Sul cujas consequencias sao bem proximas do que acontece no Brasil e que nos teimamos em colocar debaixo da coberta.

Toda vez que entro em contato com temas raciais, me emociono. Dessa vez nao foi diferente. No museu tambem esta em exibicao uma mostra sobre a historia do Mandela. Muito boa, por sinal.

"To be free is not merely to cast off one's chains, but to live in a way that respects and enhances the freedom of others" (Nelson Mandela)

Na saida, tive que parar na lojinha.. argh: comprei um livro sobre Mocambique que queria ha muito tempo, mas nunca havia encontrado, uns cartoes sobre a historia de Mandela, um livreto sobre a historia de luta das mulheres da Africa so Sul contra o Apartheid, um CD da Miriam Makeba, e um sanduba de frango que eu tava com fome!

Nenhum comentário: