quinta-feira, 3 de abril de 2008

Viva o Barretinho!


Não podia perder a deixa que a novela das oito de ontem, Duas Caras, proporcionou. Depois do casamento de Barretinho com Sabrina (foto ao lado), o filho do advogado rico decidiu morar na Nigéria com a esposa. E, além disso, vai dar entrada ao pedido de cidadania nigeriana.

Bom, daí fiquei pensando. Nós, brasucas, somos loucos por encontrar alguém na árvore genealógica que veio da Europa para dar entrada no pedido do passaporte europeu. Eu também já cai no erro. Dei entrada no pedido de passaporte italiano há uns dez anos. É claro que não tenho o passaporte em mãos e já desisti de tentar. É uma situação ridícula ter que ficar implorando por um direito. Acho que é possível, sim, conseguir o que se quer sendo brasileira. Até hoje foi assim!
Eu tenho mesmo é curiosidade de saber quantos de nós já tentamos conseguir passaporte de algum país da África, país de origem de muitos de nossos ancestrais. Posso estar enganada, mas acho que não muitos. E também nem sei se seria possível conseguir tal passaporte porque até mesmo para angolanos e para moçambicanos, por exemplo, conseguir o bilhete de identidade é bem demorado e trabalhoso. Outro dia mesmo encontrei com uma angolana que demorou 17 meses para conseguir o bilhete de identidade. E pela nova lei, inclusive, teve de identificar a cor de sua pele no BI (bilhete de identidade). As opções em Angola são branca, preta e mista.

Eu bem que queria saber se tenho ou não algum ancestral africano. Inegável, no entanto, é o nosso jeito de se comportar bem africano. Vou fazer um comentário sobre isso no futuro. Mas voltando ao assunto anterior, confesso que achei bárbara uma matéria da BBC Brasil que foi publicada no ano passado. Foi uma análise de DNA de pessoas famosas para mapear suas origens africanas. Para ler a matéria, clique aqui.

2 comentários:

F. disse...

Mirella, acho que não seria nada fácil a situação do Barretinho se ele existisse na vida real. Pela que tenho visto por aqui, conseguir um visto de trabalho que seja em Angola é tão complicado quanto na Europa. Você sabe se essa novela está passando na Nigéria? Porque a Globo adora fazer essas coisas para agradar os mercados onde vende seus produtos. Durante uma época, a moda era importar atores portugueses e italianos para os elencos, lembra?

camiladomeneck disse...

Ahhh....
Mas o que não falta no Brasil são descendentes africanos, vai...