sexta-feira, 2 de maio de 2008

Ativismo angolano pela paz

Acabo de receber o email abaixo com uma informação importante sobre a descarga de um navio chinês no porto de Luanda. Segundo a imprensa, o navio traria armamentos para o Zimbábue. Em tempo: hoje a Comissão Eleitoral do Zimbábue anunciou que haverá segundo turno nas eleições presidenciais do país. A votação aconteceu no dia 29 de março, mas os resultados, contestados pela oposição, foram divulgados apenas há algumas horas.

DECISÃO DO TRIBUNAL MARÍTIMO
O Tribunal Marítimo de Luanda proíbe a descarga de qualquer mercadoria do navio chinês destinada ao Zimbabwe e ordena o Porto de Luanda a fiscalizar toda a descarga. Autoriza também que a descarga seja verificada pela organização que promoveu a providência cautelar. O navio chegará à Luanda na próxima segunda feira, 5, e o Gabinete Jurídico do Porto de Luanda contactará o Conselho de Direitos Humanos da Sociedade Civil para acompanhar a descarga, constituindo fiscais.Provavelmente, pela primeira vez um Tribunal dentro dos prazos legais dá uma resposta a uma petição da sociedade. Passo importante para caminharmos para um verdadeiro estado de direito. Segundo a Voz da América um jurista angolano tentou contrariar a validade da providência cautelar, mas o Tribunal achou procedente tendo em vista o interesse social da causa.

Para saber mais sobre, clique aqui.

2 comentários:

F. disse...

Oi Mirella, o mujimbo que corre por aqui é de que esse navio já derrubou a carga proibida antes e agora está voltando para faze cena... Mas não consigo provas.

Mirella Domenich disse...

Pois é, F., essa história está bem mal contada. Pelo que acompanho pela imprensa, não dá para ter certeza se o navio descarregou, o quê descarregou, quando descarregou. Se você conseguir informações, me avise. Porque daqui está difícil acompanhar o caso. O que tenho certeza, porém, é de que houve essa vitória da sociedade civil angolana. Pelo menos no papel, isso aconteceu. Espero que tenha acontecido na prática também.