segunda-feira, 12 de maio de 2008

As pérolas do SBT

Nem deveria perder tempo com isso. Mas não dá para não comentar. Na quinta-feira passada, lá vou eu de novo, tonta, assistir ao SBT Repórter. Afinal, seria um programa inteiro dedicado aos países de língua portuguesa. Eis que, mais uma vez, tenho uma tremenda decepção com o jornalismo da TV brasileira.

Primeiro, o programa foi mais do que superficial e tentou passar a imagem, a meu ver, de que nós brasileiros influenciamos todos esses países. Que somos amados, conhecidos, admirados pelos outros países de língua portuguesa. Bom, até pode ser verdade. Mas acho que faltou um mínimo de auto-crítica. Afinal, deve haver algum problema muito grave de educação e de informação no Brasil em relação aos outros países lusófonos. Porque se habitantes desses outros países sabem bem mais sobre o Brasil do que sabemos sobre eles, há alguma coisa errada por aí.

E isso, infelizmente, é tão verdadeiro que até o programa do SBT cai em erros primários. Estava na cara que eles requentaram o programa que já deve ter sido exibido há uns bons anos. Mas o pior é que não avisaram os telespectadores que continuam acreditando que o Timor-Leste ainda não é um país independente (pois é, o programa se referia ao Timor-Leste como um território da Indonésia), ignorou que Angola participou da Copa do Mundo pela primeira vez em 2006 (afinal, segundo o programa, os angolanos torceram para o Brasil na Copa. Deve ter sido nas Copas anteriores) e não mencionou em nenhum momento a influência de línguas nacionais de países africanos na própria língua portuguesa do Brasil. Se fosse me basear no programa, teria a impressão que apenas nós influenciamos os outros.

Enfim, mais uma vez o jornalismo do SBT representa um fiasco que só serve para perpetuar nossa ignorância em relação ao mundo lusófono.

Nenhum comentário: