domingo, 19 de setembro de 2010

Quem mexeu no meu queijo?


Quem mexeu no meu queijo?

O nome é de um livro de auto-ajuda. A lembrança que ele me traz é da minha mãe. Não pela auto-ajuda, mas pelo queijo. Ela é, sem dúvida, uma das maiores devoradoras de queijos que conheço. Mas, enfim, aqui em Bissau ela sofreria muito. Falta queijo no país.


Na sexta-feira, fui à embaixada do Brasil e ouvi o seguinte diálogo:

- Ta faltando queijo no país, sabia?
- Sim. Parece que também não tem leite.
- Ah, é?
- É. E já teve dias que tentei comprar tomate e cebola e não encontrei.
- Hmm. O pior é que não é que não encontrou em um lugar e vai encontrar em outro. Não havia tomate nem cebola no país inteiro.

Como praticamente tudo é importado na Guiné-Bissau, tudo depende da chegada de containeres no porto, das condições climáticas para o desembarque do container, do pagamento de 150% em impostos sobre os produtos. Esse último dado não é oficial. Foi o que o pessoal do diálogo acima me disse. De qualquer forma, os preços das coisas aqui são exorbitantes e há pouquíssima variedade.

Adoraria perguntar agora “quem mexeu no meu queijo”, mas, realmente, não há queijo no país, só o da foto mesmo.

###

Em tempo: Hoje vi um container sendo descarregado em um mercado. De longe avistei um melão. Não vi queijo, mas espero que esteja guardado lá no fundinho.

3 comentários:

Rafa Murta disse...

Nossa, um mineiro jamais sobreviveria num lugar sem queijo. Quando for te visitar levo um estoque. Saudade de vc, Mi. Beijão.

Mirella Domenich disse...

Traz, sim. Já estou esperando sua visita. Você vai adorar aqui!
bj

Rafa Murta disse...

Vou mesmo, hein, Mi. Mas vc tem que ficar aí por pelo menos 1 ano e meio. Aí passo 15 dias de férias na África...Uoww. E falando em queijo, fiz pão de queijo aqui na FGV, vc precisava ver que farra. Farei aí tb!
bjão