segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cerrado em fotos





O tema deste post não é diretamente ligado à África, mas indiretamente. É sobre a exposição fotográfica "A recriação do olhar sobre o Cerrado baiano", que teve sua estreia mundial na semana passada em Salvador e que amanhã estará em Camaçari (BA). O Cerrado é a savana brasileira, segundo maior bioma do país e hoje extremamente ameaçado. E como não poderia ser diferente, a Bahia é provavelmente o mais africanos dos estados brasileiros.

Sobre a expo: Dividida em cinco eixos temáticos – a biodiversidade, o ser humano, a comida, a água e o clima – a mostra é resultado de uma oficina de fotografia, seguida por uma expedição pelo extremo Oeste da Bahia realizada em maio deste ano. Na ocasião, 18 moradores locais produziram mais de sete mil cliques ao longo de 900 km rodados entre os municípios de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia. O olhar de fotógrafos da natureza, como Adriano Gambarini e Luciano Candisani, também será contemplado pela exposição. O evento expõe vídeos com relatos da própria população da região acerca do Cerrado, assim como dos fotógrafos. Painéis removíveis proporcionam ao visitante uma maior interação com as imagens da região.

A mostra faz parte das ações do programa Produzir e Conservar, uma parceria entre a ONG Conservação Internacional e a Monsanto, implementada localmente pela ONG Bioeste.

Tive o prazer de fazer a curadoria dessa mostra e participar de toda a sua concepção ao lado do meu amigo Hebert Regis, da ONG Bioeste. Para mais informações, acesse www.conservacao.org ou www.bioeste.org.br. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: