domingo, 1 de junho de 2008

JOVEM E CIDADANIA

O que são eleições legislativas? Com essa dúvida em mente a brigadista da ONG Omunga, Isabel Paulo, saiu às ruas de Angola em busca de respostas convincentes e esclarecedoras. Afinal como tantos outros jovens angolanos, é a primeira vez que ela poderá votar. E dúvidas não faltam. O que é democracia? O que é o voto? Quem pode votar? Qual é o papel da Assembleia Nacional?
Por traz das câmeras estão os jovens Jesse Lufendo, Bernardino Jimbi, Edson Cardoso, também brigadistas do Omunga. Isabel e eles entrevistaram cidadãos, especialistas, membros de partidos políticos, da Assembleia Nacional e da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) para produzir o vídeo educativo “Angola rumo às eleições legislativas”. O vídeo é dirigido e coordenado pelos jornalistas H. Christian Goertz, Christiane Vieira e Mirella Domenich da consultoria em vídeo participativo Minibus Media, com apoio de José Patrocínio, do Omunga. A trilha sonora do vídeo é de autoria de rappers do Movimento de Rua.

Este vídeo é resultado de muito debate, trabalho e dedicação de todos envolvidos em sua produção. Como em qualquer processo democrático as decisões foram tomadas de forma participativa. Todos aprendemos muito com isso, principalmente a respeitar a vontade da maioria. Como em um jogo de futebol, no final do espectáculo todos ganham. Democracia é também assim, e as eleições são parte desse processo.

Em 20 minutos você pode tirar suas dúvidas sobre as próximas eleições legislativas angolanas. Para ajudar na reflexão sobre o processo de democratização de Angola, o manual que acompanha este DVD apresenta sugestões de como utilizar o vídeo em actividades de educação cívica. Acima de tudo em uma democracia todo cidadão tem direito à informação. Esse é mais um passo para “Angola rumo as eleições legislativas”.

O documentário é apresentado em português, kikongo, kimbundo, kwanhama, cokwe e umbundo. O mesmo pode ser utilizado em sessões com pequenos grupos como com grupos maiores. Para mais informações ou esclarecimentos podem aceder ao web www.minibusmedia-dvdeleicoes.org.

“Angola rumo às eleições legislativas” é de distribuição gratuita e se está interessado em receber cópias do documentário, encaminhe email para dvdeleicoes@gmail.com.

No ano do 60.º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, vamos exercer o nosso direito à participação política, votando com consciência.

Nenhum comentário: