terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O embondeiro

O embondeiro, ou baobá, é a árvore-símbolo de Angola. Para mim é o símbolo da força, da luta. É uma árvore exuberante, que reina, soberana, naquele semi-árido do caraças, como dizem meus amigos angolanos.
Há várias lendas sobre o embondeiro. Uma das que mais gosto é a de que ele é a árvore do esquecimento. Quando os portugueses traziam os angolanos como escravos para o Brasil, eles os obrigavam a dar voltas em torno do embondeiro para que deixassem seu passado e sua história na África. Mas ainda bem que vários escravos não o fizeram assim, deram voltas ao contrário em torno do embondeiro, e, assim, trouxeram para cá muito do que hoje é a cultura brasileira.
E nessa época de fim de ano, eu também quero aproveitar para dar a volta ao contrário em torno do embondeiro para relembrar e poder aprender com o que passou e melhorar - sempre, assim espero.
Abaixo, duas fotos que tirei com o carro em movimento, na estrada que liga Lobito a Luanda, no mês passado.



3 comentários:

Jéssica Balbino disse...

Que texto maravilhoso, assim como esta árvore e a história da África, construída também aqui no Brasil, fazendo de nós o que somos hoje !

Mirella Domenich disse...

Lindo comentário, Jéssica, obrigada. O hip hop, a cultura das posses, as letras de rap e a afirmação da negritude também me faziam sentir muito isso. Continue trazendo para gente essa "cultura marginal". Beijão

afonso disse...

gostei muito de ver o seu blog