domingo, 23 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra

No último dia 20, comemoramos aqui no Brasil o Dia da Consciência Negra. Para mostrar um pouco da cultura africana para alguns amigos, resolvi fazer um jantarzinho em casa com o prato africano que conheço que mais gosto: matapa de couve com arroz de côco. Eu comia esse prato na escola onde dava aula, em Beira, Moçambique. Comi também alguns vezes no orfanato onde trabalhei. A matapa original, como na receita abaixo, é feita com camarão. Mas, por questões econômicas, a escola e o orfanato não compravam camarões. Por isso, resolvi fazer a matapa sem camarão também, que é a matapa que eu conheço e que me traz ótimas recordações.
Receita da Matapa
Ingredientes:
750 gramas de Amendoim cru
1 côco
1 kg de camarão seco ou caranguejo
1 kg de folhas de mandioca ou couve
2 litros de água
sal a gosto

Modo de preparo:
Pila-se o amendoim até ficar em pó e dissolve-se emcerca de meio litro de água. (sem a casca)Rala-se a polpa de coco e espreme-se num passador,juntando o pouco e pouco o restante litro e meio deágua de forma a extrair todo o leite ao coco. Junta-seeste leite de coco à água com o amendoim. Migam-se asfolhas de mandioca ou couve da grossura de pouco maisou menos de 2 cm. Cozinham-se as folhas de mandioca(sem água) durante meia hora. Se forem folhas decouve, acrescenta-se uma pequena porção de água paraque fiquem bem tenras.Num tacho, leva-se ao lume a mistura de leite de cococom a água de amendoim, e quando começa a ferver,juntam-se-lhe as folhas de mandioca ou couve etempera-se de sal. Por fim, juntam-se os camarões ou caranguejos já preparados e cozinhados e deixa-seapurar uma hora e meia em fogo brando.


Receita de arroz de côco
Ingredientes:
400 gramas de arroz branco e lavado;
600 ml de leite de coco;
Sal;

Modo de Preparo:
Coloque o arroz no fogo com pouca água e quando estiver pré-cozido acrescente o leite de coco e o sal a gosto e espere cozinhar; não esquecendo de mexer para não queimar.


Aí acima está o prato do dia: arroz de côco, matapa e caldo de pimenta com manga, receita que também aprendi em Moçambique.

A aparência pode não ser tão convidadativa. Acho que foi por isso que todos os presentes, sem exceção, disseram que não estavam com fome antes de provar.

Depois da primeira garfada, todos repetiram. Ainda bem!


5 comentários:

C. disse...

hahahaha, adorei Mi!! E que foto mais linda do mundo é esta sua aí de cima/da direita do perfil!!
Estou aqui com toda minha hiperatividade (rss) esperando a noite italiana!
beijos a todos!

Mirella Domenich disse...

Pode deixar, C.! Será só na Tarantella!
beijos,
Mi

sonia disse...

Mirella,fui para áfrica como vc e desde então ,penso,leio e etc........sobre a africa.Fui para Ghana? e depois divisa com Burkina Faso.......
Se vc souber de blogs de alguém de lá por favor me comunique,mas com o seu eu mato minhas saudades grandesssssssssss....e bom esse arroz de coco ein!comi no senac aqui de são paulo na semana passada........beijos so

Mirella Domenich disse...

Oi, Sonia, Ghana, Burkina Faso? Nossa, que maravilha. Eu sou louca para conhecer Burkina.
O arroz de côco é bom mesmo, viu!
bjs

sonia disse...

OLá Mirella ...menina ghana é maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa demais...............eu amei,gostei,endoidei...estou colocando devagar as fotos no meu blog:
http://rainhaso.blogspot.com
mas não se assuste porque tem coisas da áfrica,de ceramica,de artes de comida ,enfim tuduuuuuuuuu.....ok?
beijos Sonia(nova africana)