quinta-feira, 27 de março de 2008

Que ignorância!


Ontem à noite lembrei muito de uma pergunta que um amigo angolano, Zeca, me fez outro dia: "Mirella, por quê os brasileiros têm uma imagem distorcida da África?". Bem, Zeca, é porque vivemos em estado de amnésia histórica. Há uma lei hoje que prevê o ensino de África nas escolas brasileiras. Não sei se a lei pegou ou não. Mas o pessoal da minha geração, com certeza, não aprendeu quase nada sobre África. Quantas vezes já não falei sobre Angola e Moçambique e as pessoas me perguntam onde ficam esses países. Muitos nem sabem que falamos a mesma língua. Outros ainda pensam que os africanos vivem em cima de árvores. E devem ser esses mesmos que ficam indignados quando os americanos perguntam se nossa capital é Buenos Aires.


Enfim, Zeca, como acabo de falar com você no MSN, a ignorância aqui também é fomentada pela imprensa. Quantas vezes não sugeri pautas a partir da África e meus coleguinhas não se interessaram. É uma pena. Ontem fui dormir indignada depois de assistir ao programa SBT Repórter que abordou o tema "brasileiros em Angola". Nooooossaaaa, quanta informação errada. Pra começar, o programa deve ter sido gravado há alguns anos, mas Hermano Henning não avisou os espectadores. Falou que kimbundo é uma língua falada em todo país, ignorando que há várias línguas faladas em Angola. Depois falou sobre o partido MPLA mostrando a bandeira de Angola. Ok, as bandeiras são parecidas e o partido se confunde com o governo. Mas, cá entre nós, o jornalista não precisa comprar o discurso. Nem consegui chegar ao final do programa de tamanho tédio, indignação e vergonha.


Zeca, desculpas. Enquanto vocês reconstroem seu país, nós precisamos reconstruir nossos valores.
A foto acima foi tirada em Luanda, Angola. Cidade agitada, em plena reconstrução.

3 comentários:

Unknown disse...

Mi estou " orgulhosa" do seu trabalho:sei que vc renuncia a muitas mordomias para que ele seja realizado, porém não desiste nunca! Parabéns, fico feliz por ajudar um pouquinho este povo tão sofrido.
" Seja feliz à sua maneira".
Abraço apertado e com muitas saudades da Mã. (Ana Regina Russo Domenich)

JCDomenich disse...

Mizuquela
cada vez mais voce me supreende com sua intelectualidade, quando der e puder continue ajudando este povo que tanto necessita de seres humanos como você.
parabens
beijão grande
papyto
(João Carlos Domenich)

Jéssica Balbino disse...

Valores. Hoje discuti isso num programa de rádio, ao falar da pobreza, menores infratores e políticas públicas.
A imprensa insiste em emburrecer nosso povo.