quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Direito à comunicação

O direito à comunicação é o direito de todo cidadão de se informar e de informar. Falar em direito à comunicação é, sem dúvida, falar em promover um desenvolvimento sustentável da democracia nacional. É promover o acesso aos meios de produção, propiciar estímulo e potencializar o potencial criativo da população. É um direito inalienável, pois se trata da expressão humana que muitas vezes é adormecida em decorrência dos processos de exclusão sócio-econômica.

A comunicação também é uma grande ferramenta de participação social, pois ela, aliada a processos democráticos de produção e circulação de conhecimentos, contribui de maneira decisiva para que as populações tenham assegurado os seus direitos de serem ouvidas, assim como de ouvirem uma diversidade de vozes e para que tenham assegurado seu direito de decidir sobre as esferas da vida pública e privada com a consciência da variedade de interesses e prioridades em jogo.

Hoje a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos. A luta ainda continua!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Profissão repórter 1

Durante esta semana, vou postar aqui fotos de futuros jornalistas angolanos, ora meus alunos, ora alunos de alunos. Todos ativistas e agentes de seu próprio desenvolvimento.

Zinilda, aluna de Jesse e de Edson, meus pupilos queridos!